As novas Tecnologias da Informação e Comunicação a serviço da Educação

A tecnologia que remonta de um passado não muito distante em função das mudanças provocadas pela revolução industrial, trás  discussões em torno de sua utilização no campo da educação on line. Mas como bem diz  Marcelo Zuffo, tecnologia não é só comunicação e informação como muitos pensam, ela é uma atividade humana que   faz com que  passemos a refletir acerca de sua utilização, sua prática. Ela é atuação.
Devido estarmos atrelados ao uso da fala,  do discurso,  torna-se difícil compreender que é na construção  do fazer, partindo para a prática que as mudanças podem e devem acontecer construindo-se uma nova forma de  expressão através das novas TICs.
Para que passemos a utilizar a tecnologia, precisamos estar abertos para as mudanças que poderão ocorrer, mudanças de nossas práticas pedagógicas, de  velhos hábitos até. Muitos tem medo  de um novo contato com ferramentas que não fazem parte de seu universo e que agora despontam desafiadores no processo ensino-aprendizagem. Não é fácil soltar as amarras, seja por comodismo, preguiça, medo do desconhecido e outros entraves.
A tecnologia poderá ser de grande valia para nós educadores compromissados com a educação, em busca de novos saberes, de novas práticas  podendo  ajudar na construção e na integração  de um novo  cidadão.  Tal construção não se dará só com o professor ou aluno, mas  principalmente, no ambiente escolar  com  espaços físicos apropriados, com condições dignas de trabalho.
Como contribuição para a aprendizagem a tecnologia pode ofertar o  desenvolvimento da criatividade, a criticidade, a participação  em grupo ou individual em projetos que permitam que o aluno se torne  construtor, autor de suas descobertas,  melhorando a auto- estima pelo fato do educando descobrir o seu potencial.
Percebo as novas tecnologias  da educação como uma ferramenta concreta para despertar o interesse do aluno e uma aliada do professor que gosta de estudar, de inovar, que está sempre em busca de novas formas de ensino-aprendizagem.

Por Vânia de Castro

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